Quais são as causas da hérnia de hiato?
Embora a causa exata da hérnia de hiato ainda seja desconhecida, sabe-se que o enfraquecimento da musculatura do diafragma pode favorecer seu aparecimento. Fatores como o tabagismo, a obesidade e o envelhecimento também podem aumentar o risco.
Como diagnosticá-la?
A hérnia de hiato não é visível a olho nu e, muitas vezes, ela é descoberta por acaso em exames realizados por outros motivos. Quando o paciente apresenta sintomas suspeitos, o médico pode solicitar a endoscopia digestiva alta, a radiografia contrastada ou a tomografia computadorizada.
Como é o tratamento?
Nem sempre é preciso tratar a hérnia de hiato, especialmente quando ela não causa sintomas. No entanto, quando há desconfortos como azia e queimação, o tratamento se concentra no controle dessas manifestações.
Isso pode ser feito através de medicamentos e mudanças nos hábitos de vida. Em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada.
Quando a cirurgia é indicada para tratar a hérnia de hiato?
A cirurgia é indicada quando o paciente apresenta sintomas persistentes que não respondem ao tratamento clínico. O procedimento, geralmente realizado por videolaparoscopia, consiste em corrigir a hérnia e fortalecer a válvula entre o esôfago e o estômago, evitando o refluxo do ácido estomacal.